A década de 60 foi uma época de grande efervescência cultural, gente estamos falando da década que lançou artistas como John lenon, Jime Hendrix, Gilberto Gil, Caetano Veloso.
Foi nessa época que surgiram as bases para boa parte da música brasileira e que lançados os melhores discos de rock de todos os tempos, com artistas que tem grande influência até hoje no cenário musical vide the strokes, que foi muito influenciada pelos Beastles que foi base de bandas como Ramones, Oasis e acreditem se quiser Iron Maiden.
A arte e a política sempre tiveram uma ligação muito íntima, mas foi na década de 60 que isso se tornou muito evidente.
O ativismo político que levou Jime hendrix a woodstock fez John Lenom ser investigado pelo FBI, com direito a grampo telefônico e seu próprio agente secreto nos calcanhares. Jim Morrisom vocalista do The doors foi proibido de se apresentar nos Estados Unidos da América por “conduta imoral” e promover agitações.
No Brasil a efervecência artística também aconteceu, com a trpicália que teve seu nome divulgado na imprensa pela primeira vez quando Nelson Mota tomou um porre com Gilberto Gil e outros artistas do movimento, eles acreditavam que a ditadura Militar não ia durar muito, no dia seguinte de ressaca nelsom mota sem ter nenhuma grande idéia do que escrever publicou uma crônica sobre esse porre cujo titulo era a cruzada tropicalista, algum tempo depois disso aconteceu o ato inconstitucional numero cinco acabando com todas as liberdades que vocês possam imaginar
Tivemos ainda a bossa Nova, cujo nome foi divulgado pela primeira vez em um samba de Noel Rosa. A bossa nova consistia na mistura do Jazz e o samba e ganhou proporsões tão poderosas que chegou mesmo a influência o movimento pós-punk britânico.
Era uma época onde um artista ser ativista político era perigosa, diverços governos democráticos caíram para dar lugar a ditaduras, nos Estados Unidos, os negros iam as ruas em busca de seus direitos, um artista assumir publicamente uma posição queria dizer que ele iria perder público e talvez ganhar o FBI, ou como no caso dos brasileiros o Doi-cod no seu pé.
Nos últimos tempos temos visto muito ativismo político artístico no mundo, Live8, Live earth, netos de Woodstock. Bandas do estilo chamado Politc metal se proliferam a exemplo do Reague eigaist the machine e Sistem of a down que se utilizam da música para abordar temas como falta de liberdade, terrorismo, pobreza.....
Por mais diferente que seja as músicas do System of a down de Imagine composta por John lenon ou mesmo Konking on heaves door feito por Bob Dylan pode se dizer sem sobra de dúvida que os revoltados de hoje são um reflexo do revolucionários de ontem.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
uiiiiiiiiii q legal..descobri um mont d coisa nova q nao sabia agora......eu tinha consciencia q essa epok foi tipo assim..mas nao sabia das informaçoes precisas;;;;;;;;;;;;;;e há mta coisa pa se aprender com essa geração neh? vlwwwww cillllllllllllllllll..............................por nos proporcionar mais um de seus textos massasssssssssssss..uhuuuuuu
Postar um comentário